Filé de Linguado Gratinado



Essa receita é uma adaptação do Filé de Pescada à Fiorentina. Conhece? Parece algo sofisticado, mas na verdade é bem simples!

Veja se você tem em casa:

- 4 filés de linguado (geralmente são grandes);
- 2 batatas médias;
- 1 maço de espinafre;
- Meia cebola;
- 2 dentes de alho amassados;
- Limão;
- Lemon Pepper;
- Mostarda em grão;
- Pimenta Preta moída;
- Alecrim;
- Noz moscada ralada;
- Manteiga sem sal;
- Creme de leite;
- 2 xícaras de chá de leite integral (para o molho branco);
- Farinha de trigo (uso sempre metade branca e metade integral - já guardo assim);
- Azeite de oliva
- Queijo parmesão ralado;
- Sal.

Como eu fiz?

Coloquei as batatas para cozinhar descascadas. Enquanto isso coloquei o maço de espinafre em uma panela sem água, sem óleo, sem nada. Não tampe a panela, pois o espinafre vai soltar água e não queremos um peixe ensopado tampouco jogar fora os nutrientes que estarão na água. Enquanto as batatas e o espinafre cozinham, passe limão nos filés e deixe um pouco, depois passe-os na água para tirar o excesso de limão. Tempere os filés com alho, sal, pimenta preta, lemon pepper, mostarda e alecrim. Deixe descansando coberto na geladeira.

Quando o espinafre estiver cozido, coloque a manteiga e a cebola. Em uma xícara dissolva uma colher de sopa de farinha de trigo, mexa bem, e coloque na panela com o espinafre. Tempere com sal e mexa até engrossar. Se precisar, coloque mais uma xícara de leite (sem a farinha agora).

Amasse as batatas e faça um purê bem fino, coloque sal, manteiga e um pouco de leite. Quando ferver acrescente uma lata de creme de leite. Esquente agora sem deixar ferver. Passe os filés em farinha de trigo (branca + integral), diretamente, sem ovos nem nada. Frite-os em uma panela que não exija óleo, mas coloque um fio de azeite e doure até o peixe estar cozido.

Em uma travessa coloque uma camada de filés, cubra com o creme de espinafre, mais uma camada de filés, cubra com o purê. A última camada deve ser de purê, salpique por cima com queijo parmesão ralado e um pouco de farinha de rosca, se desejar. Leve ao forno para ficar um gratinado bem bonito.

Não se esqueça que o peixe tem uma carne muito sensível, salga com facilidade, então não pese no sal.

Olha que belezinha que ficou? Quanto gastaria para comer este prato fora de casa?

Beijo no coração e bom apetite! :)

Comentários

Postagens mais visitadas